página inicial | voltar
arquivo
13/12/2013

Jussara Romão lança o título Arquivo Urbano


Jussara Romão, ex-editora-chefe de moda da revista Elle, lança o livro Arquivo Urbano, um registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros através da fotografia. O texto é de Mário Mendes, curadoria fotográfica de Goya Cruz e direção de arte de Guilherme Rex.

Em 232 páginas, Jussara Romão relata comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda, sem estabelecer uma cronologia rígida.

“Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir.”, comenta a autora. A partir deste tema, veio a ideia de resgatar fotos de álbuns de família, instituições e acervos particulares, acompanhadas por um texto que traça uma análise social e histórica da sociedade brasileira, revelando fatos e acontecimentos que influenciaram fortemente o país.

Com o processo de criação do livro, Jussara destaca a noção de que a entrega de nossas fotos de família às instituições que preservam acervos fotográficos permitirá que a história de uma cidade, de um Estado, de um país seja contada. “Terá valido a pena ter registrado cada momento. Por isso minha gratidão a todas as famílias e pessoas que me ajudaram a contar como através da moda é possível conhecer e entender uma época.”

Serviço
Arquivo Urbano
Autora: Jussara Romão
Luste Editores
Pré-lançamento: 18 de dezembro às 18:00
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano
Patrocínio: Lojas Renner
Preço sugerido: R$ 85,00